OSTEOPOROSE SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EXAMES PARA O SEU DIAGNÓSTICO

A Osteoporose é uma doença Osteometabólica silenciosa, caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea. O osso osteoporótico possui uma aparência mais fina e porosa e, com a danificação de sua microarquitetura, levando a um aumento da fragilidade esquelética e do risco de fratura espontânea ou por trauma, por exemplo, uma simples queda.

O diagnóstico da osteoporose pode ser realizado através do exame rápido, não invasivo e indolor em um aparelho de densitometria que emite um feixe fino e invisível de raio-x de baixa dose com dois picos diferente de energia através do osso a ser examinado (um pico é absorvido principalmente por partes moles e o outro pelo osso). A densitometria, não consegue prever quem irá ter uma fratura, mas estima o risco relativo e pode ser utilizado para iniciar o tratamento em alguns casos. Entretanto, sabe-se que a densidade mineral óssea é uma medida pontual estática e, portanto, não reflete as alterações que o tecido ósseo está sofrendo na ocasião do exame. Para suprir esta limitação e para melhorar a acurácia do risco de fratura, e caracterizar o tipo de osteoporose são utilizados marcadores bioquímicos para estudar a remodelação óssea.

Saiba os testes laboratoriais mais utilizados:
• Dosagem de cálcio total e iônico no sangue;
• Dosagem de cálcio na urina de 24 horas;
• Dosagem de fósforo no sangue:
• Dosagem de vitamina D (25 OH) no sangue;
• Dosagem de paratormônio (PTH) no sangue;
• Dosagem do metabólito mais ativo da vitamina 1,25 Hidroxivitamina D
Outros exames complementares podem ser solicitados, como os marcadores bioquímicos da formação óssea, bem como, os da reabsorção óssea.


Agendamento para exames ligue (11)3065-0800 ou atendimento@rdo.med.br

Dr. Ricardo M. de Oliveira
Fundador – Diretor Clínico – Técnico responsável
CRM 26218

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conversar
1
Olá, tudo bem?
Você quer marcar exames?