CANAL MÉDICO

A equipe médica do RDO atua fortemente na análise e interpretação diagnóstica, bem como na assessoria, suporte e apoio aos médicos solicitantes, buscando assegurar um atendimento personalizado.

O RDO sabe que os exames laboratoriais são fundamentais para se ter a hipótese diagnóstica mais precisa de uma doença. Muitos podem pensar que basta avaliar se o resultado está dentro daqueles valores mostrados no laudo como “valores de referência”, às vezes chamados erroneamente de “valores normais”. Porém, esta é uma forma bastante simplista e pode levar a um raciocínio equivocado, seja da presença ou da ausência de algum problema. Um exame mal feito ou mal interpretado como “normal”, pode levar, por exemplo, a demora em um diagnóstico clínico. Existe uma série de fatores que influem nos resultados. Alguns são inerentes a nossa biologia e outros externos, como o modo de coleta, temperatura e transporte do exame.

A interpretação do resultado de um exame laboratorial exige outros conhecimentos além daquela “referência”, que, como o próprio nome diz, é apenas um indicativo de probabilidades baseados em estudos populacionais e estatísticos. Estes valores possuem algumas limitações claras. Em geral, eles levam em consideração um percentual da população estudada, em torno de 95%. Daí, já se conclui que uma porcentagem expressiva de pacientes pode apresentar valores fora destas faixas, sem apresentar nenhum problema ou sintoma associado. Valores dentro das faixas de “referência” não significam necessariamente ausência de um problema clínico, se analisado de forma isolada.

É, importante também saber que, para cada teste, a tal população estudada varia. No caso do Brasil, temos uma enorme miscigenação, uma limitada quantidade de testes laboratoriais com estudos populacionais robustos. Portanto, os valores que vemos nos laudos são “importados e adaptados” de populações em geral norte-americanas ou europeias. Em resumo não existem valores de “normalidade e anormalidades”, assim, o resultado deve ser interpretado não apenas pela referência, mas também pelos fatores pré-analítico e analíticos.

Mas não é só isso!  Existe uma série de fatores que influem em resultados dos exames laboratoriais. Alguns são inerentes a nossa biologia. Algumas substâncias têm seus valores alterados dependendo da hora do dia, da atividade física, do estado emocional, da alimentação, do uso de suplementos alimentares, de medicamentos convencionais, biotecnológicos ou fitoterápicos.

O modo como é realizada a coleta da amostra e, como é tratada e transportada, o clima também influencia diretamente nos seus resultados. Estes fatores, chamados de fatores pré-analíticos, são os maiores responsáveis pela variação de resultados em testes laboratoriais. Se não forem considerados por quem lê o resultado, a chance de interpretação errônea pode aumentar consideravelmente.

Os fatores analíticos, aqueles que ocorrem dentro da área técnica do laboratório, devem ser considerados também. Por mais modernos que sejam os equipamentos ou por mais moderna que seja a metodologia e calibragem utilizada, a qualidade dos reagentes laboratoriais, nenhum teste tem 100% de acurácia. Existem ferramentas estatísticas que determinam conceitos como sensibilidade, especificidade e valores preditivos para cada teste laboratorial. Isto significa que resultados falso-positivos ou falso-negativos são esperados em certa porcentagem, em qualquer teste e em qualquer laboratório do mundo, por melhor e mais confiável que ele seja.

E finalmente existem os erros laboratoriais, que podem ocorrer por falha humana ou nos equipamentos utilizados. Isso tudo tem relevância tanto em testes confirmatórios e complexos, quanto em testes de triagem, aqueles que são feitos para verificar se algo pode estar errado, ainda que não tenhamos claros sinais ou sintomas de nenhuma doença especifica, ou seja, nos casos de exames de “check-up”.

O RDO sabe que um exame mal feito ou mal interpretado como “normal”, pode levar, por exemplo, a demora em um diagnóstico. Por isso, o RDO mantém uma estrutura e equipe especialmente desenhada para a realização e análise precisa de exames.

Conte com o RDO um centro de diagnóstico que busca constantemente a excelência na realização de exames que vão muito além de resultados.

Caso queira receber informações sobre novos exames, discutir casos específicos sobre laudos e resultados, bibliográficas, cadastre-se no formulário abaixo:

Conversar
1
Olá, tudo bem?
Você quer marcar exames?