A Trombofilia refere-se à predisposição aumentada que favorece a formação de coágulos sanguíneos e doenças tromboembólicas. A trombose é causada pela coagulação do sangue que podem se formar dentro das veias, artérias podendo em casos mais graves provocar a embolia pulmonar. No caso da placenta, pode provocar, restrição de crescimento do feto e abortos.
O diagnóstico da trombofilia é realizado através de uma simples amostra de sangue. Existem duas maneiras da trombofilia se desenvolver:
Hereditária que ocorre quando há histórico familiar com trombose e predisposição à diminuição do fluxo sanguíneo.
Adquirida que pode surgir ao longo da vida em indivíduos saudáveis e, em decorrência de outra condição clínica.
Na trombofilia herdada se busca pela presença de mutações genéticas associadas à coagulação. Já a trombofilia adquirida se busca associações a outras alterações autoimunes como o lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide ou a síndrome antifosfolípides, uma desordem autoimune com risco de vida em que o sistema imunológico erroneamente produz anticorpos (anticorpos antifosfolípides) contra certas proteínas normais no sangue – causando principalmente coágulos dentro de artérias ou veias, bem como complicações na gestação como os abortos espontâneos e de repetição e natimortos.
Exames recomendados:
– Anticardiolipina;
– Anticoagulante lúpico;
– Antitrombina III;
– Homocisteinemia;
– Mutação do gene do fator II (protrombina);
– Mutação do gene do fator V (Leiden);
– Proteína C;
– Proteína S.
Exames opcionais complementares:
– Anticorpos antifosfolipedes (antifosfatidilserina e antifosfatidiletanolamina);
– Anticorpos anti-beta 2 glicoproteína I
– Mutação dos genes C677T/A1298C do MTHFR (Metileno-Tetra-Hidro-Folato-Redutase).
Agendamento para exames ligue (11)3065-0800 ou atendimento@rdo.med.br
#RDODiagnosticos #RDODiagnosticosMedicos #RDO #DiagnosticoLaboratorial #ExameGinecologico #Endometriose #EndometrioseProfunda #sonohisterosalpingo#RDODiagnosticos #RDODiagnosticosMedicos #RDO #DiagnosticoLaboratorial #EstimulacaoHormonal #FIV #FertilizacaoInVitro #Ovarios #hormonioantimulleriano #polimorfismofshelh
Dr. Ricardo M. de Oliveira
Fundador – Diretor Clínico – Técnico responsável
CRM 26218
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!