A partir do resultado positivo de uma gravidez em curso, inicia-se a jornada do acompanhamento médico do feto e da gestante. A Organização Mundial de Saúde recomenda que sejam realizados alguns exames específicos e de acordo com cada trimestre.
O exame do cálculo do risco fetal, normalmente feito entre 11 a 20 semanas, é uma parte essencial do acompanhamento pré-natal e visa identificar fetos em risco de eventos adversos com por exemplo, a ultrassonografia Morfológica que, além de avaliar a anatomia do bebê, realiza importantes medidas como a da translucêncianucal (TN) e osso nasal. O objetivo é o diagnóstico de malformações, assim como avaliar o risco de o bebê ser portador de doenças genéticas, em especial a Síndrome de Down.
A combinação dos testes sanguíneos bioquímicos como o PAPP-A e o free-beta-hCG livre, associados aos parâmetros ultrassonográficos (TN) permitem uma alta sensibilidade para triagem precoce das possíveis alterações cromossômicas do bebê, como: Síndrome de Down, Síndrome de Edwards e defeitos na formação e fechamento do tubo neural.
Agende os seus exames de pré-natal, aqui no RDO.
RDO DIAGNÓSTICOS MÉDICOS
CREMESP 38.156
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!