A presença de anticorpos anti-Ro/SS-A em mulheres grávidas é uma preocupação importante devido às possíveis complicações para a mãe e o feto. Esses anticorpos são associados a doenças autoimunes, como doença de Sjögren, lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide.
O diagnóstico da presença de anticorpos anti-Ro é realizado através de exames de sangue específicos. A identificação precoce, idealmente ANTES da concepção, é crucial para o seguimento adequado da gestação. Esse autoanticorpo, por ser pequeno, é capaz de passar a barreira placentária e causar bloqueio cardíaco congênito e lúpus neonatal.
Mulheres grávidas com anticorpos anti-Ro necessitam de um acompanhamento rigoroso e especializado. Exames de ultrassom e ecocardiogramas fetais são recomendados regularmente para monitorar o desenvolvimento do feto e detectar precocemente qualquer sinal de bloqueio cardíaco congênito, uma complicação que pode afetar o sistema de condução elétrica do coração do bebê, levando a uma bradicardia fetal.
Além dos exames de imagem, o monitoramento contínuo da saúde materna e fetal inclui consultas frequentes com um obstetra especializado em gestação de alto risco e um reumatologista.
Assim como complicações cardíacas, o lúpus neonatal é outra preocupação nessa condição. O lúpus neonatal pode causar erupções cutâneas, alterações hepáticas e outros problemas temporários no recém-nascido.
O RDO está equipado com uma equipe especialista, além de possuir as mais recentes tecnologias em diagnóstico e tratamento.
Conheça o RDO e tenha diagnósticos seguros!
RDO DIAGNÓSTICOS MÉDICOS
CREMESP 38.156
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!