Alguns casais apresentam maiores dificuldades para engravidar, mesmo que optem pela fertilização in vitro !
Mas por que isso acontece?
O estabelecimento da gestação configura uma relação tipo enxerto (embrião)/hospedeiro (útero), na qual o embrião representa um enorme patrimônio antigênico, estranho ao organismo materno.
Sabe-se que uma simples ativação imunológica direcionada a antígenos estranhos poder levar à destruição do embrião recém implantado pelo sistema imune materno e o quadro clínico em tais casos poderão ser reconhecido como abortos de repetição sem causa aparente ou de causa desconhecida.
Isso acontece quando a mãe produz anticorpos contra o feto, induzindo a uma rejeição do bebê pelo seu corpo. Esse fator está relacionado com os Antígenos Leucocitários Humanos (HLA-C) e Killer Immunoglobulin-like Receptor (KIR), já explicados em outro post.
Acredita-se que o sistema imune materno possua mecanismos para o reconhecimento da carga genética diferente de um feto e, com isso, consiga proteger o embrião contra a destruição, através da produção dos chamados anticorpos bloqueadores.
O RDO é um centro pioneiro de investigação de infertilidade, com foco nos seus aspectos imunológicos. Por isso, caso você esteja com dificuldades para engravidar, mesmo em tratamento de FIV, fale com o seu médico e faça seus exames com o RDO!
Atendemos convênios e trabalhamos com reembolso para proporcionar o melhor para você!
RDO DIAGNÓSTICOS MÉDICOS
CREMESP 38.156
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!