O fator Rh está ligado à tipagem do sangue e é isso o que define se ele será positivo ou negativo.
As gestantes que precisam realizar esse exame podem solicitar no RDO a partir da 8a semana de gestação, quando já é possível identificar essa característica no bebê.
A detecção do Rh fetal é realizada a partir de uma simples amostra de sangue periférico da gestante, através do uso da técnica RT – PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) em tempo real em pequenas quantidades de DNA circulante.
É importante saber o resultado o quanto antes, tanto para a saúde da gestante, quanto para o a do bebê, afinal fatores Rh diferentes não são compatíveis e isso pode causar problemas para ambos.
Mulheres com fator Rh negativo, ao ter um filho de sangue positivo, desenvolvem uma sensibilização e começam a produzir anticorpos contra o bebê. Essa doença é conhecida como eritroblastose e, durante uma segunda gravidez com filho também Rh positivo, isso pode resultar em aborto.
Para evitar esse problema, é realizado o exame para obter o diagnóstico e, caso necessário, começar o tratamento assim que possível, garantindo a saúde da mãe e de seu bebê.
Sabia que o RDO é pioneiro nesse exame no Brasil pelo método RT-PCR?
Agendamento para exames ligue (11)3065-0800 ou atendimento@rdo.med.br
Dr. Ricardo M. de Oliveira
Fundador – Diretor Clínico – Técnico responsável
CRM 26218
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!