Quando existem problemas para engravidar, é o momento de iniciar jornada em busca do diagnóstico da infertilidade que exige a realização de muitos exames.
A investigação exige a realização de muitos exames. Nos casos de abortos espontâneos de repetição, perdas gestacionais inexplicáveis, suspeita de trombofilias, ISCA e falha nos ciclos de fertilização, por exemplo, é possível solicitar o exame como o Teste de Estrutura da Cromatina Espermática (TECE).
O TECE é um exame realizado através da citometria de fluxo, que avalia a presença da fragmentação de DNA nos espermatozoides. O homem é responsável por 40% da infertilidade. O insucesso gestacional reside nesta fragmentação do DNA, muitas vezes, não analisados. Múltiplos fatores causam esta fragmentação, traumas, acidentes e infecções na região escrotal, consumo de álcool, tabagismo, uso de medicamentos, drogas ilícitas, febre alta testicular, obesidade, sedentarismo, tratamento do câncer (radioterapia) e a idade avançada.
O TECE é um exame complementar ao espermograma que, avalia somente características como: volume, quantidade, mobilidade e morfologia. Já o TECE avalia, especificamente o índice de DNA fragmentado, que tem alta correlação com o grau de dificuldade para que ocorra a fertilização do óvulo, e mesmo que isto ocorra, se houver um alto percentual de espermatozoide com fragmentação a chance aumenta para que um deles fertilize, mas pode acontecer de o embrião não se desenvolver.
Quer saber mais sobre o exame TECE? Comente aqui!
Agendamento para exames ligue (11)3065-0800 ou atendimento@rdo.med.br
#RDODiagnosticos #RDODiagnosticosMedicos #RDO #DiagnosticoLaboratorial #Diagnostico #cronica
Dr. Ricardo M. de Oliveira
Fundador – Diretor Clínico – Técnico responsável
CRM 26218
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!